...
União Social
Entre em Contato!

Administração do condomínio: os 5 principais desafios

Administração do condomínio: os 5 principais desafios

Contas a pagar, manutenção constante, reclamações, reclamações e reclamações… ufa! Esse é o dia-a-dia de um síndico de condomínio. Você com certeza conhece essa profissão, mas já parou para pensar quais os obstáculos e desafios desse cargo? No artigo de hoje, vamos entender melhor como funciona a gestão de um condomínio e como amenizar os desafios.

1)         SEGURANÇA

A segurança dos condôminos deve ser prioridade na gestão de um síndico. A violência constante nas cidades exige um cuidado extra nas ações de segurança; é preciso se certificar que entradas não autorizadas serão impedidas e qualquer problema será resolvido antes de tornar-se um perigo para os moradores. Nesses casos, o ideal é que uma equipe especializada em segurança esteja presente ou que os funcionários do condomínio tenham treinamento para saber lidar com quaisquer adversidades.

2)         COMUNICAÇÃO

Muitos dos problemas são criados por falta de comunicação. É normal que muitos condôminos não consigam participar das reuniões e assembleias, devido às tarefas pessoais, como trabalho, escola, médico, mas a comunicação é necessária quando se trata do bem comum. Nesses casos, a tecnologia pode ser uma grande aliada; grupos em redes sociais ou aplicativos de mensagens podem ser uma saída para que todos possam se comunicar e registrar suas solicitações.

3)         SERVIÇOS

Fazer a gestão das equipes de trabalho do condomínio (limpeza, portaria, segurança, administração) pode ser uma tarefa árdua e tomar muito tempo do síndico. O mais indicado é que esses serviços sejam terceirizados, dessa forma, o gestor pode focar seus esforços no cuidado com os moradores, sem precisar se preocupar com a administração desses serviços[N1] . Algumas empresas oferecem ainda a possibilidade de contratar um síndico profissional, que realiza uma gestão técnica e imparcial.

4)         CONTROLE FINANCEIRO

 Inadimplência é uma das maiores preocupações de quem administra um condomínio. De acordo com novas regras implantadas em 2016[N2] , os dividendos[N3]  possuem um prazo de 3 dias para quitação das dívidas[N4] , caso o contrário, seu nome pode ser negativado e ter sua conta corrente bloqueada. Assim, é importante manter a comunicação entre os condôminos e o síndico em caso de qualquer eventualidade. Em alguns casos, é válido oferecer descontos [N5] e soluções para o pagamento dos valores e também, é importante que o síndico cobre os moradores sempre que necessário, para evitar que o imóvel chegue à penhora.[N6] 

5)         OBRAS

Manutenções são solicitações constantes nos condomínios e podem acabar se transformando em verdadeiros obstáculos. [N7] Acompanhar e analisar os diferentes fatores que tornam essas obras uma ação necessária são atividades essenciais para que o orçamento do condomínio seja mantido. Aqui, a terceirização de serviços pode novamente ser uma boa opção, assim, você consegue realizar o trabalho necessário e manter a qualidade do serviço pelo qual os moradores estão pagando.

Resumindo: para vencer os obstáculos desse cargo, invista em planejamento! Priorize suas demandas, organize suas funções, invista em terceirização e administre seus projetos de acordo com a necessidade. Outra solução para você, síndico calouro ou experiente, que deseja aprender mais sobre as boas práticas da profissão, é cadastrar-se no site da União Social e baixar nosso Guia do Síndico: boas práticas da gestão de sucesso, gratuitamente.  [N1]A contratação de um terceirizado não elimina o trabalho do síndico de todo. No mínimo, o síndico tem que fiscalizar se o trabalho do terceirizado está ok.

Então, “sem precisar se preocupar com a administração desses serviços” não está correto

Seraphinite AcceleratorOptimized by Seraphinite Accelerator
Turns on site high speed to be attractive for people and search engines.