Os 5 maiores problemas ao não contratar uma Administradora de Condomínios
De longe pode até parecer fácil recolher pagamentos e manter a ordem. Porém, as atividades relacionadas a um condomínio são mais complexas do que se imagina. Para manter o bom funcionamento e a convivência, é fundamental contar com a ajuda de uma empresa terceirizada.
Saiba quais são os maiores problemas ao não contratar uma administradora de condomínios.
1. A contratação de funcionários pode se tornar demorada e falha
Um condomínio necessita, basicamente, de porteiros, faxineiras, zeladores e jardineiros. Dependendo do tamanho do condomínio e da quantidade de funcionários, o síndico dificilmente dará conta de todo o processo.
A contratação de um profissional vai desde a seleção, passando pela realização de entrevistas, até chegar a toda a burocracia que envolve o registro da carteira de trabalho. Sem conhecimento e preparo para realizar essa atividade, a possibilidade de falhas é muito grande.
2. A chance de inadimplência é maior
Uma administradora tem experiência na emissão de boletos e calcular multas e juros em caso de atrasos. E, principalmente, ela sabe a maneira correta de fazer a cobrança em caso de falta de pagamento, um assunto bastante delicado.
Muitas vezes, deixar a cargo do síndico, que também é um morador, a tarefa de realizar a cobrança, pode ser um problema. A convivência certamente ficará prejudicada, pois, muitas vezes as pessoas ficam ofendidas. Com isso, as chances de a inadimplência aumentarem são muito maiores.
3. A falta de conhecimento administrativo pode levar o condomínio à falência
Pense que o condomínio é como uma empresa. Ele precisa ser bem administrado para que tenha um bom funcionamento e vida útil. Sua receita é composta pelos pagamentos dos condôminos, e caso esse dinheiro não seja bem administrado, não será possível realizar o pagamento dos funcionários e prestadores de serviço.
O resultado pode implicar na falta de segurança e limpeza, problemas de manutenção e até mesmo a falência do condomínio. É preciso ter conhecimento administrativo para manter a ordem.
4. Sem apoio jurídico, aumentam as chances de penalizações legais
Uma administradora de condomínios normalmente possui advogados que dão todo o suporte jurídico. Por exemplo, em caso de uma ação judicial, é necessário fazer o acompanhamento de todo o processo. Além disso, há questões como cobranças judiciais, apoio e consultas na elaboração de conduta e comportamento de moradores, contratos e etc.
Sem conhecimento jurídico, o síndico fica mais propenso a erros. Além disso, em caso de necessidade, a contratação de advogados particulares pode custar caro para o condomínio. Por isso, uma grande vantagem na contratação de uma administradora, é que na maioria das vezes, esse serviço já está incluso no pacote de prestação de serviço.
5. O condomínio está mais sujeito a desvios e fraudes
Para que uma pessoa fique a cargo de todas essas responsabilidades, é necessária muita confiança por parte dos moradores. Já que a possibilidade de falhas não é o único risco. Sem um controle administrativo e jurídico profissional, o condomínio está mais sujeito a desvios e fraudes. Portanto, ao contratar uma administradora, os moradores estarão mais seguros e amparados legalmente em caso de irregularidades e crimes.
Se você quer saber mais detalhes sobre esse assunto, acesse o site da União Social. Lá você encontra cursos online sobre, por exemplo, o papel da administradora para uma gestão de sucesso.