Funções do porteiro de condomínio, o cartão de visita.
- Funções do porteiro de condomínio, o cartão de visita.
- Quais são as funções do porteiro de condomínio?
- Para ficar bem claro, dividimos suas funções em pontos específicos, vamos começar pelo controle de acesso dos visitantes:
- Ao receber encomendas:
- Fluxo de prestadores de serviço / Concessionárias:
- Por parte dos moradores:
- Para boas condições de trabalho ao porteiro, é importante:
- Pedidos que são feitos ao porteiro e que devem ser proibidos:
O porteiro é uma peça fundamental para o condomínio. Sua função principal requer o cumprimento de regras que aumentam a segurança do prédio. Além disso, ele é o cartão de visita do condomínio, é “a primeira cara do condomínio”, por isso o cuidado com a cordialidade, respeito e comportamento profissional.
É ele quem autoriza, ou não, a entrada de visitantes, funcionários das unidades, prestadores de serviços e funcionários do condomínio. É também o primeiro a sofrer com possíveis assaltos, e isso ocorre principalmente se ele não estiver totalmente focado nas suas funções. Por isso, suas atribuições devem ser claras, tanto para o profissional, como para todos os moradores e outros funcionários. É muito comum o pedido de “pequenos” favores ao porteiro, desviando sua atenção do que é realmente necessário e acumulando suas funções.
O desafio é ter essas atribuições muito bem esclarecidas, já que por “mania comportamental”, o porteiro tem funções múltiplas na maioria das vezes. Então vamos lá:
Quais são as funções do porteiro de condomínio?
Para ficar bem claro, dividimos suas funções em pontos específicos, vamos começar pelo controle de acesso dos visitantes:
- Ao chegar um visitante, este deve informar o nome, o número da unidade e o nome do morador que irá visitar. O porteiro deve interfonar para o morador, que autoriza, ou não, a entrada do visitante, e o porteiro apenas cumpre o determinado pelo morador.
- Um dos pontos principais de segurança do condomínio é garantir que o porteiro esteja sempre presente na guarita. Por esse motivo, mesmo que haja solicitação do visitante, o contato será feito através do porteiro eletrônico, e não o porteiro deixando o posto para fazer o atendimento diretamente do lado de fora.
- Em caso de dúvida da identidade do visitante, o porteiro pode solicitar a presença do morador para fazer a identificação pessoalmente.
- Ainda que o visitante seja regular, ele nunca deve entrar sem a devida autorização do morador.
Ao receber encomendas:
- Por mais que a função dos serviços delivery seja garantir o conforto, ao menos até a portaria o morador terá de ir para receber a comida. A iniciativa tem como função evitar que estranhos adentrem no condomínio.
- Se for uma entrega de encomenda por pacote, vinda pelo correio, por exemplo, um morador da unidade será chamada para receber e assinar o recibo. Se não houver ninguém na unidade, o porteiro pode receber a encomenda. Mais uma vez, o estranho não entra no condomínio.
- Geralmente, as encomendas entregues ao porteiro são distribuídas nas unidades ao final de cada turno. Você pode resolver qual solução melhor se enquadra à realidade do seu condomínio.
Fluxo de prestadores de serviço / Concessionárias:
- Empresas como TV a cabo ou internet, por exemplo, só entram após o porteiro se certificar de que realmente houve o pedido do morador pelo serviço. Geralmente o zelador auxiliar o porteiro quanto a essas demandas.
- Recomenda-se que após a confirmação da solicitação do serviço, seja feita uma ligação para a empresa responsável para confirmar a identificação dos funcionários.
- Quanto a prestação de serviço for originada de concessionárias (Água e luz, por exemplo), também recomenda-se o contato com a empresa responsável para confirmar a visita e a identificação dos funcionários.
- O porteiro deve fazer um registro completo da pessoa que adentrará o condomínio.
- Em caso de obras, só devem entrar os funcionários apontados e autorizados pela empresa prestadora do serviço. Se houver algum remanejamento de funcionários, a empresa responsável deve avisar ao síndico, zelador e porteiro.
Por parte dos moradores:
- O porteiro deve estar sempre com o uniforme em boas condições de apresentação. O cabelo bem arrumado, tal como a barba, se houver. É importante passar a ideia de boa higiene.
- Evitar conversas delongas[N1] com demais funcionários na portaria ou em áreas comuns.
- Não comentar assuntos do cotidiano do condomínio fora do local de trabalho.
- Manter portões e demais acessos ao condomínio fechados em horários de coleta de lixo.
Para boas condições de trabalho ao porteiro, é importante:
- Portaria blindada.
- Bom ambiente de trabalho (limpo e devidamente arejado)
- Reciclagem a cada seis meses.
- Bom conhecimento dos procedimentos do condomínio (Síndico e zelador devem ajudar explicando bem as regras para o porteiro).
- Os números de telefones em caso de emergência (Polícia, bombeiro, administradora, zelador, síndico, empresas de manutenção) devem estar à mão, para fácil visualização para o porteiro.
Pedidos que são feitos ao porteiro e que devem ser proibidos:
- Descumprimento de regras do condomínio.
- Que ele carregue sacolas de compras.
- Que manobre carros na garagem.
- Que “fique de olho” nas crianças.
- Que “sempre libere tal pessoa”.
- Que guarde chaves de unidades e automóveis na portaria.
Baixe aqui uma cartilha de segurança que ajudará ainda mais o seu condomínio.
Até a próxima!