Fui eleito síndico, e agora? Quais são as atribuições de um síndico?
Administração de condomínio funciona como a de uma pequena empresa. Assim como o administrador num sistema empresarial, o síndico deve possuir algumas habilidades e conhecimentos, que tornem seu trabalho possível, sem grandes sobressaltos e dores de cabeça.
É muito comum que síndicos sejam eleitos por empatia dos moradores e boas intenções do candidato. A verdade é que sem algum conhecimento do código civil, das leis trabalhistas, além de interesses nas áreas administrativas, contábeis, do direito e habilidades em gestão de pessoas, o comando do condomínio pode deixar o síndico encurralado em sua falta de vocação , ou principalmente, pela falta de preparo para o cargo.
Consegue imaginar um síndico arrogante fazendo sucesso? Como um síndico impaciente lida com um morador barulhento ou com o que reclama de tudo? Como um síndico sem habilidade de liderança se faz ouvir? Além disso, sem os conhecimentos técnicos para exercer tal cargo, por mais habilidades pessoais que tenha para tomar a frente, como conseguirá controlar os gastos e dirigir um condomínio sem se perder com os números? A falta de conhecimento pode gerar nos demais moradores a dúvida do caráter do síndico que não consegue apresentar as contas, não por desvio de verba, mas por falta de domínio na área.
Ou seja, administrar um condomínio não é ocupar um tempo livre que você tenha, ou ganhar um extra para fazer um trabalho fácil, é um cargo que exige conhecimento, comproisso e habilidades singulares.
Se você já é um síndico e pretende adquirir conhecimentos sobre o cargo, ou pretende se candidatar nas próximas eleições, ou até mesmo é um morador que quer acompanhar de perto a administração do condomínio onde vive, assine nosso blog e aprenda com a gente!