As vantagens de contar com a parceria de uma Administradora de Condomínios
A administração de condomínio é uma tarefa complexa de ser realizada. Deve-se lidar com o convívio dos condôminos, com as finanças do condomínio, as instalações prediais e todos os serviços que o condomínio oferece. A administração correta e bem feita de condomínio garante, ao mesmo tempo, que os moradores tenham uma convivência pacífica e confortável, assegurando também que o dinheiro será bem utilizado para o pagamento de serviços, trabalhadores e manutenções.
Para realizar todas estas tarefas, existem empresas especializadas na administração de condomínios, que farão o papel do síndico. Neste texto, explicaremos a atuação destas empresas que ajudam os condomínios a oferecerem aos seus condôminos um ambiente confortável, harmonioso e bem administrado.
Por que contratar uma administradora de condomínios?
Muitos condomínios ainda confiam aos seus condôminos a função de administrar o condomínio. Eleito pela maioria, o síndico se torna o administrador dos recursos e tudo o que diz respeito à manutenção e aos serviços realizados para os moradores. Em alguns casos, o síndico pode até receber uma remuneração por seus serviços, mas nada disso garante que a administração será bem feita.
E os motivos são muitos: dependendo do porte do condomínio, um síndico morador pode ter grandes dificuldades em administrá-lo e ainda realizar suas tarefas cotidianas, como o seu trabalho profissional e o convívio com sua própria família. Além disso, por sua relação com os vizinhos ou outros problemas de convivência, o síndico pode ainda ter dificuldades em cobrar as taxas condominiais dos moradores inadimplentes e prejudicar a administração do condomínio.
Administradores condominiais
Quando o trabalho de gestão do condomínio se torna muito pesado para um síndico morador, contratar uma administração profissional pode ser uma alternativa. Com isso, o seu condomínio contará com profissionais multidisciplinares que vão se tornar responsáveis pela contratação de serviços imprescindíveis ao condomínio (segurança, controle de acesso, limpeza), além de cuidar da correta cobrança das taxas e da manutenção das instalações estruturais e de entretenimento presentes no local. Ou seja, fará o papel do síndico.
As empresas administradoras possuem todo o know-how necessário para administrar tanto recursos financeiros, quanto as instalações prediais, estruturais e de lazer de seu condomínio. A empresa fica ainda responsável pela terceirização e contratação de serviços importantes para o condomínio, garantindo segurança e conforto para todos os moradores.
Como o dinheiro é usado de forma muito mais eficiente e precisa para a administração do condomínio, as contas da entidade também passam por um corte de custos, o que evita que os moradores tenham de pagar mais caro pelos serviços condominiais, diminuindo a intensidade e a frequência de reajustes que podem causar a insatisfação de condôminos.
A manutenção de elevadores, das áreas comuns e dos bens do condomínio, como decoração, placas e outros objetos também fica garantidas com o serviço de uma administradora de condomínios, devidamente preparada e especializada na prestação dos serviços. Além disso, a administradora também lida com os aspectos financeiros, fiscais e burocráticos relacionados ao condomínio.
Se você é síndico e tem dificuldades na gestão condominial, fale com seus vizinhos para considerar a contratação de uma empresa especializada. Acesse outros de nossos textos para saber mais sobre administração de condomínios!