8 dicas para aumentar o número de presentes na assembleia de condomínio

            Uma assembleia gera sempre expectativa para a gestão condominial. Será que todos os convocados vão aparecer? Conseguirá ser aprovado o que é necessário? Qual será a reação dos condôminos? Essas são perguntas e ansiedades comuns sempre que é necessário agendar um encontro com todos os envolvidos.

            No Brasil tudo é um pouco pior, pois histórica e estatisticamente, o país sofre com a falta de quórum nas assembleias de condomínio. A maioria das pessoas tende a faltar a este compromisso, exceto quando percebe que as decisões do encontro irão afetar diretamente a sua vida.

Levando em consideração essa realidade, hoje você terá acesso a 8 dicas para aumentar o número de presentes na assembleia de condomínio. O síndico pode sim gerar mais envolvimento dos moradores e atraí-los em maior número para esse compromisso. Comece a entender como.

1) Mescle os temas

            Como você viu, é comum que as pessoas participem da assembleia apenas quando percebem que temas de seu interesse individual ou que podem prejudicá-las estarão em votação. Cotas extras e divisão de vagas de garagem são alguns deles. Portanto, uma das estratégias que a gestão pode adotar para aumentar o quórum é mesclar temas que atraiam o interesse dos condôminos com outros que não teriam tanta importância para os moradores.

2) Cuidado com a pauta

            Assembleias demais ou muito longas são chatas, cansativas e acabam afastando as pessoas em casos de real necessidade. Por isso, tenha cuidado ao marcar uma e, principalmente, ao criar a pauta da reunião. Coloque assuntos que realmente sejam relevantes. Assembleias curtas e com assuntos de fato importantes tendem a atrair mais condôminos.

3) Crie um clima amistoso

            Um condomínio que tem confraternizações e momentos de lazer onde todos se encontram tende a ser mais unido também nas assembleias. Por isso, como síndico, você pode criar eventos extras que gerem integração e um clima mais amistoso e cúmplice entre os moradores. Festas juninas e especiais de fim de ano são alguns exemplos.

4) Incremente a assembleia

            Em alguns casos, principalmente quando os condomínios possuem muitas unidades e moradores, vale incrementar a assembleia com um evento após a sua realização. Coquetéis, sorteios e lanches, por exemplo, são uma boa pedida. As pessoas tendem a ser mais participativas quando percebem que terão benefícios extras ao participar da reunião.

5) Estimule a gestão participativa

            Quando as pessoas se sentem importantes e percebem que sua opinião faz diferença fica muito mais fácil aumentar o quórum das assembleias de condomínio. Crie comissões específicas para que os condôminos possam participar da gestão de forma ativa. Pode ser para acompanhar a parte financeira, obras ou até para decorar o condomínio ou criar os eventos de integração.

6) Acerte no horário

            Como síndico, você tem a obrigação de conhecer minimamente os hábitos dos moradores. Isso ajudará, inclusive, a saber a hora, o dia e o local certos para marcar as assembleias. Procure usar isso a seu favor para que a reunião seja aceita por um número maior de moradores e seja vista como um compromisso positivo, pois não atrapalha suas rotinas.

7) Avise com antecedência

            Marcar a assembleia com antecedência também ajuda a aumentar o quórum, pois as pessoas podem se preparar e programar para a reunião. O mínimo devem ser 30 dias. Quando ela é agendada em cima da hora, os moradores podem já ter marcado outros compromissos e irão faltar. Se for o caso, consulte-os sobre o melhor dia e horário.

8) Faça lembretes

            É importante manter um quadro de avisos ou um meio de comunicação com os moradores para que você possa lembrá-los da data e hora da assembleia. Esse mesmo meio de contato pode ser usado para recordar os temas que serão abordados e a importância da participação de todos.

Coloque em prática e dedique-se

            Muitas vezes o que a gestão condominial precisa é de mudanças para ter mais aceitação e, consequentemente, melhorar o quórum das assembleias. Coloque em prática o que aprendeu aqui, aprenda com seus erros e dedique-se a fazer sempre o melhor por todos os moradores. Um condomínio unido no dia a dia será também participativo nas assembleias. As pessoas gostam de se sentir queridas, acolhidas e principalmente de ver que seus pedidos e necessidades são ouvidos e levados em consideração. Até a próxima!

União Social Administração de Condomínios

Deixe seu comentário

Seu email não será publicado, fique tranquilo.